Programa RedEmprega Lisboa

PRINCÍPIOS DE ATUAÇÃO

A Metodologia de Emprego Apoiado e a Animação Territorial são os princípios base de atuação do Programa RedEmprega Lisboa.

Metodologia Emprego Apoiado – acompanhamento individualizado das pessoas, através de Percursos Integrados de Inserção, visa uma resposta holística só concretizável através de um trabalho em rede (entidades da área social, saúde, habitação, formação, empresarial), com a finalidade da melhoria das condições de empregabilidade. O Emprego Apoiado é completamente consistente com os conceitos de capacitação, inclusão social, dignidade e respeito pelas pessoas.

Animação Territorial – processo de animação dos recursos organizacionais e comunitários de um dado território, com vista à concertação, procura de solução para problemas comuns e rentabilização de recursos. Na área da empregabilidade a animação das organizações existentes traduz-se na criação de redes de empregabilidade.

Pretende-se assim, contribuir para uma maior humanização das relações entre pessoas em situação de risco e exclusão social e o mundo laboral, por forma a dar mais oportunidades a quem mais necessita. Permite melhorar as condições de empregabilidade de quem vive em Lisboa, potenciando a ação de várias instituições, públicas, privadas e entidades da economia social.

PRINCIPAIS RESULTADOS

Resultados 15.10.2016 – 31.03.2023

1

REDES

1

FREGUESIAS

1

ENTIDADES

1

EMPRESAS

Resultados 01.09.2018 – 31.03.2023

1

PESSOAS ACOMPANHADAS
EM GABINETE

1
PESSOAS INSERIDAS EM MERCADO DE TRABALHO
1

PESSOAS ACOMPANHADAS EM
PÓS-COLOCAÇÃO

Trabalho digno - Conceito OIT

O Programa RedEmprega Lisboa rege-se por indicadores de actuação para os diversos públicos que estão em consonância com o conceito da OIT sobre trabalho digno! Temos como objetivo promover ações que levem a uma maior sustentabilidade, trabalho digno, inclusão e diminuição de desigualdades entre as pessoas e nos territórios. Estes objetivos e ações estão interligados com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) preconizados pelo BCSD (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável).

A. Conceito OIT

O conceito de trabalho digno resume as aspirações de homens e mulheres no domínio profissional e abrange vários elementos: oportunidades para realizar um trabalho produtivo com uma remuneração justa; segurança no local de trabalho e proteção social para as famílias; melhores perspetivas de desenvolvimento pessoal e integração social; liberdade para expressar as suas preocupações; organização e participação nas decisões que afetam as suas vidas; e igualdade de oportunidades e de tratamento.

Dito de uma forma mais resumida, atualmente o principal objetivo da OIT consiste em promover oportunidades para que mulheres e homens possam ter acesso a um trabalho digno e produtivo, em condições de liberdade, equidade e dignidade. Para que este objetivo se efetive, a OIT desenvolveu uma Agenda assente nos quatro objetivos estratégicos da Organização: a criação de emprego; a garantia dos direitos no trabalho; a extensão da proteção social; e a promoção do diálogo social.

B. Indicadores orientadores:

  • Salário Mínimo
  • Contrato de trabalho ou prestação de serviços
  • Permitam as pessoas viver condignamente
  • Adequação dos horários / turnos à realidade da pessoa
  • Condições de segurança no local de trabalho
  • Adequação da localização do local de trabalho à realidade da pessoa

empregabilidade a animação das organizações existentes traduz-se na criação de redes de empregabilidade.

Pretende-se assim, contribuir para uma maior humanização das relações entre pessoas em situação de risco e exclusão social e o mundo laboral, por forma a dar mais oportunidades a quem mais necessita. Permite melhorar as condições de empregabilidade de quem vive em Lisboa, potenciando a ação de várias instituições, públicas, privadas e entidades da economia social.

INFOGRAFIAS

As Infografias do Programa RedEmprega Lisboa, pretendem de uma forma gráfica e sintetizada, apresentar os objetivos, resultados e ações do Programa desde o seu 1º Protocolo com início em 15 de Outubro de 2016.

PRODUTOS

No decorrer do Programa RedEmprega Lisboa são desenvolvidos produtos que pretendem partilhar algumas das práticas realizadas pelo programa e pelas 7 Redes para a Empregabilidade da cidade de Lisboa.

error: Content is protected !!